Jean-Marie Straub e Danièle Huillet
(1980-81) França/Egipto
DCP, 110 minutos 16mmm/HD
Trop Tôt, Trop Tard (1980-81) é um díptico filmado em França e no Egipto que diz respeito à relação entre a história, a luta de classes e a terra. Na primeira parte do filme, Huillet lê excertos de uma carta escrita por Friedrich Engels na véspera da Revolução de 1789 sobre o empobrecimento dos camponeses franceses. Na segunda parte, filmada no deserto egípcio, o escritor Bahgat Elnadi lê O Conflito de Classes no Egipto: 1945 – 1970, um livro que co-escreveu com Adel Rifaat sob o pseudónimo Mahmoud Hussein, que aborda a história da resistência anticolonial e da luta de classes no Egipto.
Danièle Huillet escreveu sobre o filme: 'O que é contado: lutas, revoltas, derrotas, atrasos e antecipações, estatísticas; o que é representado: história, topografia, geografia, geologia, luz, luzes, vento e nuvens, terra (transformada e trabalhada pelo homem), traços - apagados ou ainda visíveis - e céu (muito céu).
O Cinema Fulgor agradece o apoio de Barbara Ulrich (BELVA Film), Cinemateca Portuguesa, Fernanda Taddei, Miguel Seabra, e Ted Fendt.