Julia Parks
16mm/digital, cor/ som, 28 min
Julia Parks investiga a história de Ida Hayward, uma botânica do início do século XX, que descobriu ligações peculiares entre a lã de ovelha, as sementes de plantas migratórias e o rio Tweed, na Escócia. Um filme que urde a indústria global da lã com o colonialismo, a flora e a fauna da região em que se insere.
16mm / HD, cor/ p&b, som, 18 min
Uma odisseia marinha sobre o folclore, a ecologia e a história das algas marinhas no norte da Escócia. Um filme que documenta as vozes dos apanhadores de algas, dos trabalhadores das fábricas de transformação de algas, dos activistas ambientais, dos arqueólogos e dos produtores de algas, através de imagens de arquivo, histórias orais e retratos contemporâneos.
co-realizado com Heather Andrews
16mm/ HD, p&b, som, 15 minutes
A pesca com redes Haaf é um método tradicional de pesca do salmão e da truta marinha praticado em ambas as margens do estuário Solway Firth, situado entre a região de Cumbria, na Inglaterra, e Dumfries e Galloway, na Escócia. O filme capta alguns dos últimos pescadores deste singular método de pesca, enquanto continuam uma tradição milenar.
O Cinema Fulgor agradece a presença da artista e cineasta Julia Parks, e a Elke Marhöfer, por nos ter dado a conhecer a sua obra.