EL VALLEY CENTRO (1999)
James Benning
16mm, cor, som, 90 min
Aquela que ficou conhecida como a “trilogia californiana” de James Benning é um estudo topográfico da América em três partes. Olhando para o passado ao mesmo tempo que filma o presente, Benning condensa três paisagens californianas muito distintas num número limitado de planos com a duração de dois minutos e meio. “El Valley Centro”, a “primeira parte” é uma viagem hipnótica através do 31º Estado da América, em que retrata o modo de vida das respetivas comunidades rurais. O Grande Vale aparece aqui na sua complexa teia de forças naturais e políticas em que prevalecem questões agrícolas e de distribuição de água. (Cinemateca Portuguesa)
SWEET ORANGES (2014)
Nora Sweeney
16mm /HD, cor, som, 18 min
Nora Sweeney explora as estradas secundárias da California State Route 126, encontrando pequenas cidades históricas, quintas e caminhos-de-ferro aninhados entre montanhas e pomares - uma paisagem que evoca um sonho do passado da Califórnia. É semelhante ao que os trabalhadores migrantes poderiam ter imaginado ao viajarem para oeste em busca de trabalho na década de 1930, uma terra prometida vibrante e fértil. Esta migração continua. Num laranjal, encontra Jaime, Blanca, e Hugo, um grupo de apanhadores de laranja de Michoacán, México, que partilham consigo as suas canções, sonhos, aspirações, e pensamentos sobre o trabalho. (Nora Sweeney)
O Cinema Fulgor agradece a presença e a generosidade de Nora Sweeney, e o apoio de James Benning, do Arsenal - Institut für Film und Videokunst e.V., e de Alexandre Estrela.